Shiny Hunting em Johto

Resultado de imagem para shiny hunting

Com o re-lançamento do meu jogo preferido para Virtual Console, Pokémon Crystal, decidi trazer pra vocês como fazer shiny hunting na região de Johto, onde os shinies foram anunciados pela primeira vez!

Meu primeiro shiny na vida foi encontrado nesse jogo, em um encontro aleatório. Era um Unown, letra I pra ser mais específica. O que é engraçado, já que você só pode encontrar duas das letras na sua forma shiny. São elas as letras I e V, porque o que determinava se o Pokémon era shiny e a letra do Unown na segunda geração, eram os IVs. Eles eram antes chamados de DVs (Deter Values) e funcionavam exatamente como os IVs funcionam hoje, a diferença é que os números dos DVs variavam entre 0-15 invés de 0-31 como variam os IVs hoje.

Enfim, esse jogo é muito especial pra mim, é meu jogo preferido, minha região preferida, onde eu achei meu primeiro shiny, que por sinal eu só capturei porque achei muito legal ele ter uma cor diferente, porém nem sabia o porque ele era assim diferente, por isso ele não está mais entre nós. RIP Shiny Unown. Dito isso, acho que seria muito legal as pessoas terem algo a mais pra fazer nessa região e aproveitá-la ao máximo, assim como eu.

Aqui vão os métodos pra caçar shiny no melhor jogo que a franquia de Pokémon já criou. Pago muito pau pra eles sim, me perdoem. haha~
Mas antes, existem algumas coisas que devemos lembrar primeiro.

  • Antigamente, não existia Destiny Knot pra passar os DVs dos pais para os filhos e apesar de ter sido apresentada a Everstone, ela também não serve para passar a natureza dos pais para os filhos já que as naturezas só vieram na terceira geração;
  • Não existe shiny charm, obviamente;
  • O Masuda Method não funciona também. E mesmo se funcionasse, trocar localmente por um Pokémon estrangeiro ia ser um problemão e uma chatice;
  • Não existe DexNav e não tem como fazer SOS chaining, obviamente também.

Dito isso, vamos começar?

Shiny Gyarados

Primeiramente acho que seria melhor já mencionar o shiny que é "dado" de graça pra gente no jogo, não é mesmo?

Uma menção honrosa ao bellíssimo Gyarados vermelho que podemos encontrar no Lake of Rage na Mahogany Town, lar do ginásio do tipo gelo e líder Pryce, por favor!

Resultado de imagem para shiny gyarados pokemon crystal gold silver

É dito que o Lake of Rage foi criado na última vez que muitos Gyarados ficaram juntos e provocaram uma tempestade que criou uma cratera. Tal cratera que sobrou, se encheu com a água da chuva e se tornou o que hoje conhecemos como o Lake of Rage.
No meio do lago, habita um Gyarados shiny que recentemente ficou bem irritado com as ondas de rádio que a Equipe Rocket estava transmitindo do seu esconderijo em Mahogany Town. Spoiler alert: embaixo da "Just a Souvenir Shop". Risos. Não tão escondido assim, não é?
Dito isso, o Lake of Rage se tornou um lugar bem perigoso pra se visitar, já que esse Gyarados vermelho começou a derrubar barcos e assustar nadadores. E agora? Quem poderia domar tamanha fera? Hã? Hã?

Odd Egg

O Odd Egg é dado para você pelo Day Care Man do Pokémon Day Care perto de Goldenrod City apenas na Pokémon Crystal. Tal ovo tem uma chance maior que a normal do Pokémon que nascer ser shiny.
Resultado de imagem para odd egg pokemon crystal

Primeiramente, salvem antes de pegar o ovo, já que pra conseguir o shiny vão ser necessários alguns softresets provavelmente. Saudades, Flame Body.

Na versão japonesa, existe uma chance de 50% do Pokémon desse Odd Egg ser shiny, já nas versões internacionais, essa porcentagem cai para 14%. Que bullying é esse conosco, Japão?

Enfim, aqui estão os Pokémon que podem ser adquiridos no Odd Egg, suas porcentagens de serem shinies ou não e seus sprites normais e shinies:


  • Pichu - 8% de chance de ser normal e 1% de chance de ser shiny;
 
  • Cleffa - 16% de ser normal e 3% de ser shiny;
  • Igglybuff - 16% de ser normal e 3% de ser shiny;
  • Tyrogue - 10% de ser normal e 1% de ser shiny;
  • Smoochum - 14% de ser normal e 2% de ser shiny;
  • Elekid - 12% de ser normal e 2% de ser shiny;
  • Magby - 10% de ser normal e 2% de ser shiny.


Todos eles saberão o movimento Dizzy Punch, mas se você quiser que eles passem para os jogos novos, você vai ter que tirar esse ataque, infelizmente, já que eles não podem aprender esse movimento nos jogos atuais.

Encontro aleatório, pescaria ou heabutt

Resultado de imagem para pokemon crystal walking on grass

Todos eles possuem as mesmas chances de 1/8192 de se encontrar um shiny.

O único jeito é ir em gramas, cavernas, água ou dungeons, andar e torcer para que o Pokémon que te atacar seja shiny.

Pescar é muito mais demorado mas é manejável. Digo isso porque demora mais pra você pescar um Pokémon do que simplesmente encontrá-lo na andando na grama. O mesmo vale pra achar um Pokémon com heabutt.

Soft Reset

Resultado de imagem para pokemon crystal shiny celebi

Como todo mundo sabe, pra fazer softreset é só você salvar antes da batalha, começar a batalha, ver se o Pokémon é shiny, caso não seja aperte A+B+SELECT+START para resetar e começar de novo.

A única diferença é que no virtual console para resetar basta você tocar na tela debaixo do 3DS e apertar RESET. Simples.

Os únicos Pokémon que você pode fazer esse softreset são, além dos do Odd Egg acima mencionado:

  • Raikou, Entei e Suicune - todos eles você pode achar vagando por Johto, com excessão do Suicune na Pokémon Crystal que será encontrado na Tin Tower. Com o decorrer da história do jogo, você os acha facilmente;
  • Lugia e Ho-Oh - Whirl Islands e Tin Tower, respectivamente.
  • Celebi - aqui explica como encontrá-lo e, me corrijam se eu estiver errada, isso só vale para Pokémon Crystal;
  • Electrode - Rocket Hideout em Mahogany City;
  • Lapras - Segundo andar subterrêneo da Union Cave;
  • Snorlax - em Vermilion City;
  • Sudowoodo - na Rota 36 em Johto;
  • Chikorita, Totodile e Cyndaquil - óbviamente como seus iniciais;
  • Spearow (ou Kenya) - em Goldenrod City. Salve antes de receber o Pokémon!
  • Eevee - Com o Bill na casa dele em Goldenrod City. Salve antes de receber o Pokémon!
  • Dratini - de um monge na Dragon's Den em Blackthorn City após você vencer da Clair. A propósito, se você responder que você acha que os Pokémon são amigos e não ferramentas, o Dratini vem com o ataque Extremespeed. Salve antes de receber o Pokémon!
  • Tyrogue - dentro do Mt. Mortar pelo Karate King. Salve antes de receber o Pokémon! 
  • Togepi - Mysterious Egg dado em Violet City por um cientista no Pokémon Center após você vencer o Falkner. Salve antes de receber o ovo!
  • Shuckle (ou Shuckie) - em Cianwood City, um cara irá confiar a você a segurança do seu Shuckle, mas tome cuidado que depois de um tempo ele pede o Pokémon de volta. Não vá devolver o seu shiny. Salve antes de receber o Pokémon!

Por sinal, as chances são as mesmas de 1/8192 de se conseguir um shiny;


Breeding

Se você cruzar um Pokémon shiny com outro não shiny, as chances do filho deles ser shiny sobe para 1/128! Se eles forem de espécies diferentes, como o Shiny Gyarados e um Eevee, sendo o Eevee fêmea por exemplo, existe uma chance de 1/128 do filho deles ser fêmea (e no caso sempre seria da espécie da fêmea, no caso um Eevee). Eu não sei nem se um Gyarados e um Eevee podem cruzar, provavelmente não, mas espero que vocês tenham entendido o meu exemplo. haha~

Resultado de imagem para pokemon crystal breeding

Existe um jeito de você encontrar um Ditto shiny por meio de glitch. Esse glitch não funciona para Pokémon Crystal. Que Pokémon melhor para breedar do que ele? É bem complicado e requer 2 consoles. Eu, sinceramente, acho que caçar um é mais fácil, apesar do 5% de chance dele aparecer na rota embaixo de Goldenrod City. Mas isso vai de cada um.

Vamos ter um post melhor explicando esse glitch futuramente.

Porque é tão fácil perder shinies na Pokémon Gold/Silver/Crystal?

Existem várias razões pra você perder um shiny nesses jogos. E não é porque você é idiota e sim porque a situação é idiota. Mas algumas coisas você pode fazer pra tentar se previnir caso encontre um shiny.

Resultado de imagem para shiny fail fanart

O primeiro problema que podemos encontrar é quando você começa o jogo e o Professor Elm te manda em uma quest pra encontrar o Mr. Pokémon que por alguma razão vive muito "longe" depois da segunda cidade do jogo, Cherrygrove City. Digo longe com aspas porque é um bom caminho com muita grama que você tem que passar e que corre o risco de encontrar algum shiny sem querer... e não adianta querer capturá-lo, você só ganha PokéBalls depois realizar a quest, voltar tudo de novo, no meio do caminho batalhar com o seu rival e etc... Não existem PokéBalls disponíveis pra serem compradas no PokéMart de Cherrygrove, então a única solução nesse caso seria rezar pra não encontrar nenhum e evitar os matinhos o máximo que você puder. Você só poderá comprar PokéBalls a partir de Violet City. Dito isso, meu conselho é que assim que você tiver a oportunidade, compre o máximo de PokéBalls que você puder, não gaste seu dinheiro com coisas idiotas como Potions ou Revives, você pode achar eles do nada no jogo e tem o Pokémon Center, que é de graça! Então, caso você esteja caçando shiny, faça um estoque de PokéBalls. Aviso de amiga. Você pode encontrar um shiny aleatório a qualquer momento.

O segundo problema é: alguns Pokémon podem fugir de você, como na Safari Zone. Esse também deve ser um dos problemas mais sofridos do mundo. Imagina encontrar um shiny na Safari Zone, o que já é por si só difícil, e quando você tenta capturá-lo, ele simplesmente mete o pé! O quão revoltante é isso???? Em teoria é até legal, afinal, isso provavelmente aconteceria se você estivesse caçando Pokémon na vida real, mas aí você lembra que eles podem ser shinies e você só quer apenas chorar.
De acordo com a Bulbapedia, isso vem do fato de que alguns Pokémon tem mais tendências a fugir de você porque a intenção é que eles sejam capturados em Fast Balls PORÉM graças a um erro na programação, apenas o Magnemite, Grimer e Tangela são mais prováveis de serem pegos na Fast Ball. Oi??? A ideia é legal mas nem funciona direito!! Qual foi, Game Freak?? Argh... e o pior de tudo, existem 3 categorias dos Pokémon fugirem e elas são: baixa, média e sempre. Então aqui vai uma listinha dessas categorias e seus Pokémon pra você ter uma noção caso seja ele o Pokémon que você quer procurar na forma shiny:

  • Na categoria baixa, onde existe 10% de chance do Pokémon fugir, nós temos Magnemite, Grimer, Tangela, Mr. Mime, Eevee, Porygon, Dratini, Dragonair, Togetic, Umbreon, Unown, Snubull e Heracross. E, por sinal, existe alguns problemas nessa lista, porque Eevee, Porygon, Togetic e Umbreon não podem ser encontrados na natureza. Então eu não entendo o porque isso foi programado em primeiro lugar;
  • Na categoria média, onde existe 50% de chance do Pokémon fugir, nós temos Cubone, Articuno, Zapdos, Moltres (esses três últimos também não podem ser encontrados na natureza, apenas se você trocar eles da Pokémon Red/Green/Blue/Yellow), Quagsire, Teddiursa, Delibird e Phanpy.
  • Na categoria sempre, obviamente onde existe 100% de chance do Pokémon fugir, temos Raikou, Entei e Suicune. Na Crystal você pode até fazer soft reset no Suicune já que ele fica em um lugar só, então facilita a sua vida. Agora, os outros 2 (no caso da Gold e Silver, os 3) vão sempre fugir se você encontrar eles e não capturar. Porém, caso um deles seja shiny e ele fuja, quando você o encontrar de novo, ele continuará sendo shiny, o que é bem bom.

E bom, pra resolver esse problema, vocês sabem, deles fugirem e tudo mais, basta você, SIMPLESMENTE, ter um Pokémon com o ataque Mean Look. Só isso. Tudo o que você tem que fazer é colocar o seu Pokémon com Mean Look na frente da equipe e usar Mean Look assim que você encontrar o shiny que você deseja! Parece idiota, mas muita gente não pensa nisso. Os Pokémon que podem aprender Mean Look no jogo são: Zubat e Gastly e suas linhas evolutivas, Jynx e Smoochum, Umbreon, Misdreavus e Murkrow. É sempre bom manter um desses na sua equipe com Mean Look porque nunca se sabe com o que você pode cruzar na natureza.

E lembrando, galera, esses jogos não são nenhuma Sun e Moon ou Ultra Sun e Ultra Moon. Você simplesmente não vai só jogar uma Ultra Ball e vai sempre funcionar, na maioria das vezes. Você não pode simplesmente ir com um Lugia e uma Ho-Oh, sei lá, na equipe e achar que isso vai resolver o seu problema e seu shiny está garantido. Você vai ter que batalhar sim, você vai ter que ter algum Pokémon que aguente levar esses hits, você tem que enfraquecer o Pokémon pra conseguir capturá-lo. Não é tão fácil como é agora... é mais difícil e mais desafiador ainda! Mas a sensação de conseguir um desses shinies, é uma das sensações mais gratificantes que você vai poder sentir. Conseguir um shiny legítimo, com o seu OT, com a PokéBall que você quer? Fala sério, isso é incrível!

E com isso, galera, fechamos o post de hoje! Fiquem ligados e preparados pra qualquer shiny que vocês possam encontrar e nos digam aqui nos comentários: Você já conseguiu algum shiny nesses jogos da segunda geração? Se sim, qual(is)?

Boa sorte nessa shiny hunting, treinadores! ~♥
Compartilhar no Google Plus
    Comentários

0 comments:

Postar um comentário