Mangá: 4Komas e 2Komas


Diferente dos mangás e histórias em quadrinhos, os 4Komas e 2Komas, tem uma formatação diferente. São semelhantes aquelas tirinhas que se encontradas em jornais ou revistas, mas tem um formato vertical com 4 ou 2 quadros. Muitos mangás famosos possuem esse tipo de quadrinho como um extra em seus volumes, já que eles são muito voltados ao humor do que algo sério. Pokémon apresentou inúmeros mangás assim e abaixo estão alguns deles.

Pokédex com humor

Muitas dessas obras apresentavam alguma espécie de Pokédex, trazendo dados de certo Pokémon, e uma história engraçada ao lado. É o caso de Pokémon 4Koma Encyclopedia que apresentava os 151 primeiros Pokémon e sua sequência Pokémon 4Koma Encyclopedia Gold and Silver, que mostrava os Pokémon de Johto.

Algumas páginas do Pokémon 4Koma Encyclopedia

Muitos desses mangás ficam apenas no Japão, mas a coleção Pokémon Pocket Comics foi lançada pela VIZ nos Estados Unidos a partir de 2013. São 3 volumes como as já apresentadas acima. A primeira foi Black & White seguida de Legendary Pokémon, que apresentava os Pokémon de Unova. E a última foi a XY, que apresentou Pokémon de Kalos.

   
Capa dos 3 volumes da coleção Pokémon Pocket Comics

Histórias curtas

Já outras histórias focam em um Pokémon, personagem ou um grupo e mostra situações engraçadas deles. O Pokémon 4Koma Gag Battle foi um dos primeiros desse estilo. Já o Pokémon 4Koma School apresentava vários Pokémon em ambiente escolar sem aparição de humanos.
Há também mangás feitos sobre um tema especifico como os Slowpoke 4Koma manga, Get Fired Up! Dragon Type! e Is It Really Scary? Know the Pokémon, todos eles podem ser lidos no site japonês de Pokémon.

Algumas páginas de Slowpoke 4Koma manga

Compartilhar no Google Plus
    Comentários

0 comments:

Postar um comentário