Adaptações do anime para mangá


Por mais que pareça estranho, Ash e sua turma também ganharam algumas adaptações para mangá. Muitas dessas são bem similares aos episódios exibidos na TV, porém ganham um novo traço e algumas diferenças em como a história é contada. Abaixo há algumas dessas adaptações.

Capa do primeiro volume

The Electric Tale of Pikachu

Escrito por Toshihiro Ono, The Electric Tale of Pikachu (ou As Aventuras Elétricas de Pikachu, nome que ganhou no Brasil), é um mangá baseado em episódios do anime, sendo protagonizado por Ash e seu companheiro de viagens Pikachu. A história teve quatro volumes, tendo o primeiro sendo publicado pela Shogakukan em 1997.

Embora seja baseado na animação, a história segue seu próprio ritmo, fazendo algumas mudanças no roteiro, personagens, como por exemplo, a aparição da irmã de Gary (que na adaptação ganhou nome de May), ou as roupas de Ash serem diferentes. A obra acabou tendo um final próprio, já que o anime ainda estava em exibição, tendo sua conclusão nas Ilhas Laranjas e tendo um desfecho para cada um dos personagens.

O traço de Toshihiro se destaca por ser bem diferente das artes oficiais de Pokémon, fazendo algumas das criaturas serem mais assustadoras, como Arbok e Weezing da Equipe Rocket entre outros Pokémon.

Exemplos da arte do autor

O mangá veio para os Estados Unidos também, em duas edições: uma com pequenas histórias tendo 16 volumes ao todo e outra como a japonesa, tendo 4 volumes, ambas da editora Viz Media. Na transição para o inglês, houveram censuras em algumas cenas onde, por exemplo, algumas personagens eram apresentadas seminuas.

Após o sucesso da transmissão do anime de Pokémon no Brasil, a Editora Conrad trouxe o mangá para seu catálogo em 1999. Porém, nunca houve conclusão dela aqui, sendo apenas lançados 4 pequenos volumes. A edição também apresentou as censuras, já que foi baseada na americana.

Edições brasileiras

Além de EUA e Brasil a obra também ganhou versões para a China, Indonésia, Coreia do Sul e francesa para certas áreas do Canadá.



Primeiro volume japonês

Ash & Pikachu

Essa adaptação se baseia nas aventuras de Ash durante sua jornada por Johto, passando pela Liga Pokémon, até Hoenn. A obra possui seis volumes, sendo o primeiro publicado em 2001 pela Shogakukan e foi feito por Takashi Teshirogi (autor da adaptação de Destiny Deoyxs para mangá).

Assim como The Electric Tale of Pikachu, este mangá se diferencia pelo seu traço, porém este é muito mais infantil, comparando com a obra anterior. Os personagens e monstrinhos são mais redondos o que pode dar uma aparência mais fofa e inocente para eles.


Pocket Monsters Diamond & Pearl

Diferente das adaptações citadas acima, esta não se baseia em nenhum episódio da série, porém apresenta Ash e Dawn em pequenas aventuras originais em Sinnoh, porém sem muita relevância. Outra diferença é que na história não aparece Brock e outros personagens da série como a Equipe Rocket e os rivais dos protagonistas (Paul e Zoey, por exemplo).
A obra foi escrita por Sakai Takayuki e possui apenas dois volumes sendo publicado em 2008 e 2009 pela Shogakukan.
Primeiro e segundo volume

Compartilhar no Google Plus
    Comentários

0 comments:

Postar um comentário