Não julgue o seu amigo por voltar a gostar de Pokémon


Devido a grande popularidade de Pokémon GO, acredito que todos nós (ou quase todos) nos deparamos com algum(a) amigo(a) que havia parado de jogar e/ou assistir Pokémon por ter "amadurecido" e seguir o fluxo de pessoas "normais" em nosso país, que afirmam que a nossa querida franquia é coisa de criança. Porém, desde o lançamento do jogo (mesmo que não ainda não tenha acontecido oficialmente por aqui), pessoas em todo o mundo voltou a comentar algo que, há quase 20 anos, já foi febre no Brasil. As pessoas voltaram a gostar de Pokémon.

Para a maioria de nós, "fãs fieis", ver algo assim acontecer é uma das piores coisas do mundo. Aqueles que nos criticavam e julgavam simplesmente voltam a compartilhar do mesmo gosto como se nada tivesse acontecido. E junto com essa mudança de pensamento que veio "do nada", temos também que aguentar comentários e perguntas óbvias, e às vezes até chatas como: "Vou pegar um Charizard por ele ser muito forte", "Mega Evolução? É tipo Digimon né?", "Ué? Esse Pokémon não era Lendário? Ele era bem forte no desenho...".

Apesar de ser difícil (às vezes), precisamos manter a calma e ajudá-los sempre que possível. A razão disto? Bem simples: durante o nosso dia-a-dia, lutamos para que a franquia cresça cada vez mais em nosso país, queremos que a The Pokémon Company e a Nintendo olhem para nós faça o investimento que merecemos, e esses "novos" fãs podem ser uma grande oportunidade para conseguirmos isso. Chame os seus amigos para jogar TCG, jogar competitivo no 3DS (ou simplesmente jogar, mesmo que não seja competitivo), voltar a assistir o anime, etc.

Se você ajuda um(a) amigo(a) que voltou a gostar de Pokémon graças ao novo app para celular, significa que temos a chance de fazer com que uma nova pessoa comece a se envolver cada vez mais com esse universo tão complexo e não tão infantil. Poderemos mostrar que, apesar dos jogos ou do anime não terem um desenvolvimento que acompanhou o amadurecimento dos fãs, os roteiristas estão buscando melhorar cada vez mais e agradar a clientela das antigas. Vide Pokémon X&Y (anime), Pokémon Black & White (jogo)

Não garanto que será fácil aguentar todos os questionamentos e comentários de alguém que não acompanhou a franquia, mas ao invés de julgá-lo e/ou dar cortadas para que a pessoa nã saia comentando qualquer coisa sem sentido, saia com ele em busca de novos Pokémon por perto de sua casa. Aproveite o tempo que estiverem juntos para explicar sobre os jogos, sobre TCG, os novos Pokémon e a mudança que a mecânica dos jogos sofreu desde as primeiras gerações, apresente-o os simuladores de batalhas caso ele não queira comprar um 3DS, etc. Torne-o num grande fã, ou pelo menos em alguém que volte a se interessar pelas novidades.

Apenas não julgue o(a) seu(a) amigo(a) por voltar a gostar da franquia graças ao Pokémon GO. Você não só estará ajudando a franquia a voltar a ser uma febre no Brasil, também irá melhorar os seus laços de amizade com aquela pessoa!
Compartilhar no Google Plus

Sobre Guilherme Costa
Fundador do Pokémon Center, estudante de Publicidade e Propaganda e designer gráfico wannabe. É Pokémon Professor e possui um Monofairy (para singles) apelidado de Travesteam, e o seu objetivo deste ano é fazer uma versão para Doubles.

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário