Shiny Hunting em Hoenn

Hoje eu trouxe métodos para que você possa encontrar seu tão amado shiny na região de Hoenn em Omega Ruby e Alpha Sapphire. Se você quer saber os métodos de shiny hunting para X e Y, clique aqui.

Usar qualquer um desses métodos não significa que você irá conseguir um shiny automaticamente mas com paciência e persistência você irá conseguir, cedo ou tarde.

Nota: Para todos esses métodos, possuir um shiny charm pode ajudar bastante já que ele aumenta suas chances de achar um shiny em 300%, que significa que aumenta sua chances de 1/4000 para 1/1300. Para conseguir o shiny charm você deve completar a National Dex.

Hordas

O método de achar shinies em hordas em OR/AS não é muito diferente do de X/Y.

O que você vai precisar:
  • Um Pokémon com Sweet Scent: alguns Pokémon que podem ser achados facilmente na natureza e no começo do jogo já com o movimento como Oddish (Rota 110), Illumise (Rota 117) e Surskit (Rota 117);
  • Pokéballs: nada mais frustrante do que achar um shiny depois de horas de procura e não ter como capturá-lo, não é? Consiga um arsenal!;
  • Algum Pokémon com uma habilidade útil: é opcional mas toda ajuda é bem vinda, não? Habilidades como Cute Charm (aumenta em 66,6% as chances de encontrar um Pokémon selvagem do sexo oposto), Magnet Pull (aumenta as chances de achar um Pokémon do tipo aço em 150%), Static (aumenta as chances de achar um Pokémon do tipo elétrico em 150%) e Synchronize (aumenta as chances em 50% de se achar um Pokémon de mesma natureza) podem te ajudar a encontrar com mais facilidade o seu shiny ideal;
Algumas dicas:
  • Diferente de X e Y, Sweet Scent funciona em qualquer clima;
  • Tenha certeza de que você está em cima da areia (nas partes que se acham os Pokémon) quando estiver no deserto;
Após decidir-se qual Pokémon você deseja encontrar, tenha consigo seu Pokémon com SS (pessoalmente deixo ele no terceiro slot para facilitar o acesso) e vá a caça em grama ou terra, hordas não podem ser encontradas na água. Não há necessidade de se mexer, apenas fique num lugar só e é isso. Use o SS, se não aparecer um shiny, fuja e faça de novo.

(padrão das hordas)

(créditos: itsjustbry | tumblr)

DexNav

DexNav, pra quem não sabe, é um aplicativo apresentado em Pokémon OR/AS no novo PokéNav+, ele permite que você procure por Pokémon específicos. Você pode caçar os Pokémon com um método parecido com o do PokéRadar e aumentar suas chances de encontrar um shiny.

O que você vai precisar:
  • Repels: faça o maior estoque que puder já que você vai se movimentar muito e não quer um encontro aleatório com outro Pokémon. Eu recomendo comprar Super Repels já que são um meio termo em relação a preço e duração;
  • Pokéballs: novamente, o maior estoque que puder. Imagine achar um shiny e não poder capturá-lo?;
  • Pokémon de level alto e/ou com bastante PP: como você não sabe quanto tempo irá durar a sua caça, é bom ter Pokémon assim para que não morra muito rápido e você não tenha que gastar muitos itens ou correr ao Pokémon Center toda hora;
Após decidir o Pokémon que deseja e descobrir aonde encontrá-lo. Lembrando que alguns Pokémon só podem ser achados depois que você terminar o jogo e receber a National PokéDex. O DexNav é o aplicativo de plano de fundo vermelho com um Pikachu apresentado na tela debaixo do seu 3DS. Nele você pode ver quais Pokémon podem ser encontrados na área em que está e procurá-los. Você só pode procurar um Pokémon com o DexNav se você já o tiver capturado. A tela de procura mostra diversas informações sobre o Pokémon que você está procurando, se você já o encontrou pelo menos cinco vezes, você terá acesso a todas as informações disponíveis.


Quanto maior for o Search Level, maiores são as chances de encontrar um Pokémon com HA (Hidden Ability), egg moves, bons IVs e um level mais alto. Se há uma exclamação significa que o Pokémon possui algum deles. 

A chain começa quando você procura um Pokémon com o aplicativo e ele aparece. Para entrar na batalha, use gentilmente o circle pad para andar devagar na ponta dos pés. Lembrando que você não pode fazer isso se estiver em sua bicicleta, correndo ou usando a Dowsing Machine. Fazer qualquer coisa além de ir na ponta dos pés para perto do Pokémon irá assustá-lo e fazendo-o fugir. Também é bom lembrar que se você demorar muito para entrar na batalha, o Pokémon também irá fugir. 

Após conseguir começar sua chain com sucesso você deve capturar ou nocautear o Pokémon para poder continua-la, do contrário ela se quebra. Em seguida, repita todo o processo. Não se preocupe se o DexNav disser que não pode encontrar o Pokémon, isso não quebrará a sua chain.

Desligar seu 3DS, o Pokémon fugir, não capturar ou derrotar o Pokémon assim que encontrá-lo, sair da área em que está procurando, entrar em uma batalha aleatória por não ter usado o repel e batalhar um treinador vão quebrar a sua chain.

Soft-Reseting


Soft-Reset é mecanismo achado no núcleo do sistema da maioria dos jogos de Pokémon que permite que você recarregue o jogo para o menu principal apertando certos botões.

Esse método ficou famoso em Omega Ruby e Alpha Sapphire por possuir lendários sem serem shiny locked como em jogos anteriores. SR, para encurtar, também pode ser usado para iniciais e fósseis.  sem o lendários, iniciais e fósseis. Lembrando que em OR/AS, Groudon, Kyogre, Rayquaza e Deoxys são shiny locked, ou seja, não podem ser encontrados no jogo em sua forma shiny.

Se não aumenta as suas chances de encontrar um Pokémon shiny mas acelera o processo.

Para conseguir um lendário shiny, requer uma preparação maior.
  • Ter um Pokémon com um level alto, com ataques que causem paralização ou sono ou com o movimento False Swipe (impede o alvo de desmaiar e deixa o com pelo menos 1 HP). Lembrando que esse ataque não funciona em tipos fantasma;
  • Não esqueça de fazer o seu estoque de Pokéballs já que os lendários podem ser uma chatice para serem pegos. 
Ao decidir sobre qual Pokémon você irá atrás e chegar aonde ele está, salve o mais perto que você puder dele. Se o Pokémon não for shiny, aperte L+R junto com o SELECT ou START, qualquer um dos dois funcionará. A tela ficará preta e retornará para a tela inicial para que você carregue o jogo.

Dito isso, a única coisa que você tem que fazer é verificar se o Pokémon é shiny e use o RS até ele ser.

Pescaria


Assim como o de hordas, esse método não é diferente do de X/Y.

Esse método pode ser chamado de Fishing Chaining ou pescaria consecutiva e faz com que você pesque Pokémon aleatórios sem se mover. Pescar consecutivamente irá aumentar as possibilidades de encontrar um Pokémon shiny. 

Como o nome já diz, uma pescaria requer uma vara de pesca. Eu recomendo que você consiga todas, visto que você pode encontrar Pokémon diferentes com cada uma. 
  • Old Rod pode ser encontrada em Dewford Town;
  • Good Rod pode ser encontrada na rota 118;
  • Super Rod pode ser encontrada em Mossdeep City.
O que mais você precisará:
  • Um Pokémon com as habilidades Suction Cups ou Stick Hold: ambas habilidades possuem efeitos secundários fora da batalha que faz com que há mais chances de se pescar um Pokémon. Lembrando que para o efeito secundário da habilidade funcionar, o Pokémon deve estar na frente da sua equipe;
  • Um Pokémon com ataque False Swipe: é opcional mas esse ataque faz com que o Pokémon fique com 1 HP e seja mais fácil de capturá-lo;
  • Pokéballs: jamais esqueça de fazer um grande estoque.
Após se preparar e decidir qual Pokémon você irá atrás, vá para um local onde você possa encontrá-lo. Ao entrar na água, encontre uma área fechada, rodeado por pedras e por você onde só tenha espaço para jogar a vara e pescar como mostra na imagem abaixo:


Ao encontrar um Pokémon, você pode capturá-lo, nocauteá-lo ou pode simplesmente fugir para continuar a chain.

O método é simples e fácil apesar de ter algumas coisas que não devem ser feitas ou quebrarão a chain como se mexer, desligar seu 3DS (se você precisar de um descanso, coloque ele em modo standby em uma bataha), participar de comunicações online (como trocas ou batalhas), falhar ao pescar um Pokémon, não conseguir uma mordida na isca e achar um Pokémon shiny (mesmo sendo o que você queria encontrar ou não). Acessar seu menu ou mudar a vara de pesca não irão quebrar a chain.

Repel Trick

O Repel Trick (ou truque do Repel) funciona usando Repel para prevenir que Pokémon fracos ou em um level abaixo do que está na frente da sua equipe apareçam, apenas Pokémon mais fortes que o seu primeiro Pokémon aparecerão em encontros aleatórios.

Primeiro você deve decidir qual Pokémon você quer capturar e aonde encontrá-lo. Existem apenas alguns lugares em OR/AS em que o Repel Trick pode ser usado com sucesso como na Fiery Path, onde você acha Pokémon de lv16 com 40% de chance de ser um Numel e 5% de ser um Grimer, ou no mar na Rota 120, onde você acha Pokémon de lv25 sendo 66% de chance de ser um Azumarill e 4% de um Masquerain. Ache mais checando cada rota no Bulbapedia ou o Serebii Hoenn Earth.

Ao decidir o local, você deve usar um Pokémon na frente da sua equipe que corresponde ao level achado na área. Não importa que Pokémon qual Pokémon você irá usar só tenha certeza de que ele está no level certo ou o método não funcionará.
  • Você precisará fazer um grande estoque de repels. É recomendado o Super Repel para simplesmente salvar dinheiro e ter um bom efeito;
  • Não esqueça de fazer um estoque de PokéBalls também.
No local, basta você ativar o repel e começar a caça até que um deles seja um shiny. 

Esse método não faz as chances de encontrar um Pokémon shiny aumentarem mas o Shiny Charm faz. E como ele não é uma chain, você pode fazer uma pausa desligando o 3DS, parar de caçar shinies ou fazer qualquer outra coisa dentro do jogo.

Masuda Method

O bom e velho Masuda Method tem uma postagem dedicada somente a ele aqui no site. Para lê-la, clique aqui.

Esses são os métodos que encontrei até agora. Caso eu ache algum outro, atualizarei a postagem.
Encontrou um shiny? Diga qual foi nos comentários!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

2 comments:

  1. Se durante a chain do DexNav aparecer algum Pokemon no mato e eu espantar ele, a chain quebra?
    Devo lutar e matar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você espantar ele, quebra a chain. Você deve lutar e matar. Mesmo se não for o Pokémon que você procura, porém, há a chance desse Pokémon vir shiny ao invés do que você queria

      Excluir