Shiny Hunting em Kalos - dicas e métodos para ajudar a encontrar o seu tão estimado shiny

Muitos dos jogadores das novas Pokémon XY já zeraram o jogo e não encontram muito o que fazer após o fim da história, mas, o que muitos não sabem é que há muitas coisas para se fazer após o término do jogo e uma delas é a caça aos shinies.

Todos sabem que a probabilidade de você encontrar um shiny é muito pequena (1 a cada 8192 encontros) e por isso, muitos treinadores, até mesmo os veteranos, nunca encontraram um.

Por conta disso, trouxe aqui para vocês alguns métodos para caçar shinies.

PokéRadar


O que você vai precisar:

  • PokéRadar: você pode adquirí-lo após ganhar da liga no laboratório do Sycamore, em Lumiose City, com um de seus assistentes no segundo andar;
  • Max Repel: compre quantos puder. Quanto mais melhor;
  • PokéBalls: tenha um bom suprimento de pokébolas pois se você achar um shiny e não tiver como capturá-lo, você irá ficar chateado pelo resto de sua vida;
  • Paciência.
Para começar, tenha certeza de que o seu PokéRadar está recarregado (com 50 passos), e em seguida, procure um grande gramado. Use o repelente e vá para o meio do gramado. Tenha certeza que este não tem buracos, pois se tiver, não irá funcionar.

 Use o PokéRadar, a grama vai balançar, vá até ela. Se é o Pokémon que você deseja encontrar na forma shiny, parabéns! Do contrário, repita esse passo novamente até encontrar o Pokémon desejado.

Você tem que capturar o Pokémon ou derrotá-lo. Após fazer isso, a grama deve balançar de novo, mas cuidado! Há diferentes tipos de "balanço" da grama e algumas regras que devem ser seguidas.

  • Nada de ir para as bordas.
  • Não vá para gramas que balançam uma ao lado das outras.
  • Não vá para gramas ao seu lado.
  • Nunca vá a gramas a um ou dois passos de você.

Nas novas Pokémon XY há novos padrões para sabermos o que aguarda no gramado. É nisso que você deve prestar mais atenção.


image image image image
(nos gifs, respectivamente: balanço normal do gramado, balanço rápido, balanço rápido em slow motion, comparação do balanço rápido com o normal.)

Se não há um gramado brilhando ou uma grama com balanço rápido ou você está incerto, não arrisque. Recarregue o seu PokéRadar e tente de novo. Apenas tome cuidado para não andar onde a grama havia balançado pois poderá quebrar a chain. Recarregar o PokéRadar não quebra a chain. 

Lembre-se sempre de não usar patins e de ter certeza de que você não está com nenhum ovo! Se usar o patins ou o ovo chocar, isso quebrará a chain.

(dicas: yellowfur | gifs: vodkaandirony | tradução: Amanda Pinheiro)

Friend Safari

Como todos já devem sabem, a Friend Safari depende dos FC (Friend Codes) de seus amigos cadastrados em seu 3DS. Em cada zone, podemos achar, no máximo, 3 Pokémon diferentes, isso caso se seu amigo esteja online e/ou ele já tiver vencido a Elite 4 e a campeã. Do contrário, só será possível encontrar 2 Pokémon diferentes. Claro que sempre do mesmo tipo da zone do seu amigo.

O que você vai precisar:
  • PokéBalls: sempre. Isso é elementar. Achar um shiny e não ter como capturá-lo é uma frustração incrível;
  • Paciência.
Encontrei dois métodos: 
  1. Se, por exemplo, você entrou numa zone com Pokémon do tipo planta e lá você só poderá encontrar Quilladins e Petilils e você esteja procurando um Quilladin shiny: todas as vezes que você encontrar um Quilladin, você deve nocauteá-lo, fazendo com que as chances de aparecer um shiny aumentem. Já que há apenas 2 Pokémon nessa zone, as chances de encontrar o mesmo pokémon várias vezes seguidas aumentam. Se você encontrar outro Pokémon que você não seja o que você está procurando, no caso um Quilladin, após muitos encontros, você quebrará a chain
  2. Não perca o seu tempo batalhando! Vá em frente, use a bicicleta, quanto mais rápido você for, mais Pokémon você encontrará.
Algumas dicas e rumores:
  • Use um Pokémon com a habilidade Illuminate, como Staryu. Isso aumentam as chances de novos encontros.
  • Use um Encounter O-Power. Isso aumentará mais ainda as chances de um encontro com um Pokémon selvagem.
  • Nunca use ataques para enfraquecer os Pokémon! Alguns deles vem com ataques com recoil e vão acabar se suicidando - melhor prevenir do que remediar.
  • Há quem diga que dizem que se o seu amigo estiver online, aumentam as chances de se encontrar um shiny.
                                            
                                              (créditos: gaiaonline (postado por um usuário chamado Fartasy) | tradução: Amanda Pinheiro)

Hordes

O que você vai precisar:
  • Pokéballs: não me cansarei de repetir isso, já que canso de ver gente perdendo shiny por falta delas;
  • Um Pokémon que saiba o movimento Sweet Scent: alguns Pokémon que podem ser facilmente achados e já com o movimento SS são Oddish (Rota 6), Illumise (Rota 7) e Combee (Rota 4). Sweet Scent atrai hordes;
  • Um Pokémon com habilidades úteis: tais como Cute Charm (aumenta em 66,6% as chances de encontrar um Pokémon do sexo oposto), Magnet Pull (aumenta as chances de encontrar um Pokémon do tipo aço), Static (aumenta as chances de encontrar um Pokémon do tipo elétrico) e Synchronize (aumenta em 50% as chances de encontrar um Pokémon de mesma natureza).
  • Paciência.
Após decidir-se sobre qual Pokémon você deseja encontrar, tenha consigo o Pokémon com SS (pessoalmente eu o deixo no terceiro slot para facilitar seu acesso) e vá a caça em grama ou terra, visto que não se pode encontrar hordes na água.

E é apenas isso, basta ter paciência e você adquirá seu shiny em breve.

Algumas dicas:
  1. O item Honey é um ótimo substituto para o Sweet Scent, mas não vale muito a pena visto que só pode ser utilizado uma vez.
  2. Não há necessidade de caminhar por aí e mudar de lugar a todo momento. Fique parado em um lugar só, de bicicleta, patins ou sem nada já que não afetará em nada e utilize o SS sem dó.
  3. O SS não funciona em tempo chuvoso.

(Isto é só para mostrar como é o padrão das Hordes. Você não vai querer matar seu shiny sem querer, não é?)

(créditos: itsjustbry | tradução: Amanda Pinheiro)

Pescaria

O que você vai precisar: 
  • Qualquer vara de pesca: a Old Rod pode ser encontrada no aquário de Ambrette Town dada por um pescador perto da estatueta de Magikarp, a Good Rod é dada por um pescador nas docas de Coumarine City e a Super Rod pode ser encontrada na Rota 16 dentro da casa de um pescador.
  • Um Pokémon com Surf.
  • Um Pokémon com habilidades úteis: como Suction Cups (Octillery, Rota 12/Azure Bay - pescando/Friend Safari e Inkay, Rota 8/Azure Bay e FS) e Sticky Hold (Gulpin, Rota 5) visto que ambas facilitam as chances de se achar um Pokémon por meio de pescaria.
  • Pokéballs: sério, não esqueçam.
  • Paciência.
Alguns locais recomendados para se iniciar a chain:


(Pokémon Village)

(Rota 21)

(Couriway Town)

(Rota 19)

(Ambrette Town)

(Azure Bay)

(Cyllage City)

(Shalour City)

(Victory Road)

(Rota 3)

(Rota 8)

 
(Rota 12)

(Rota 14)

(Rota 22)

Escolhido o local, comece a pescar e não mude de lugar senão a chain irá quebrar. 

Dicas e lembretes:
  • Algumas pessoas ficam nervosas e apertam o botão A acidentalmente mesmo quando a isca ainda não foi fisgada fazendo com que a chain se quebre. Uma boa dica para isso não acontecer, é não prestar atenção na tela e sim aos sons. Vá para um local silencioso e coloque o volume do seu 3DS no máximo e fique desatento a tela. Assim que você ouvir o barulho, aperte o A imediatamente. Parece bobo, mas funciona. Algumas pessoas reagem melhor aos sons do que a imagens.
  • Encontrando os Pokémon e vendo que eles não são shinies, não perca o seu tempo batalhando. Isso não fará diferença alguma.
  • Salvar e desligar o 3DS achando que poderá continuar a chain mais tarde não funciona, a chain quebra do mesmo jeito.
  • Puxar a vara de pesca muito cedo ou muito tarde quebra a chain.
  • Receber a mensagem "Not even a nibble" ou "Nothing seems to be biting" quebra a chain.

(créditos: gaiaonline (postado por um usuário chamado Fartasy) e itsjustbry | tradução: Amanda Pinheiro)

Método Masuda

Como muitos já devem ter visto, eu já fiz uma postagem toda dedicada ao Método Masuda. Caso você ainda não a tenha lido, pode clicar aqui

Algo que realmente pode ajudar é completar a PokéDex e adquirir o Shiny Charm, visto que ele aumenta as chances de um shiny ser encontrado.

Esses são os métodos que eu encontrei. Caso eu ache algum outro ou algum apareça mais a frente, esse post será atualizado.

Encontrou um shiny? Diga qual foi nos comentários!
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

12 comments:

  1. Consegui pescar shinys de Alomomola, Relicanth, Dragalge, Goldeen e Gyarados.

    ResponderExcluir
  2. Eu encontrei 2 psyducks shinies no mesmo dia com o método das hordas. o/

    ResponderExcluir
  3. 2 shinies no caminho da escola para casa

    ResponderExcluir
  4. Vcs poderiam me falar que pokémon é esse?

    ResponderExcluir
  5. Amigos, alguem pode me ajudar? eu tenho o pokemon via free shop pq a crise ta triste T-T sabem se afeta em alguma coisa encontrar shiny ou se é a mesma coisa referente a chances? ou sera q não acha por ser meio q uma "rom"? ajudem pls @Amanda Pinheiro

    ResponderExcluir