Effort Values

Effort Value (ou simplesmente EVs/Valores de Esforço) são pontos adquiridos que o seu Pokémon recebe ao derrotar outro Pokémon, sendo ele selvagem ou de Treinador (NPC), que alteram a Base Stats do mesmo.

Cada Pokémon já está programado para dar um valor fixo de EV(s) para o seu Pokémon. Esse valor pode variar de um a até três pontos de EV.

A cada 4 Pontos de EV em um stats, o mesmo recebe +1 ponto no respectivo atributo. Mas, se o Pokémon estiver em um level muito baixo, este bônus pode não ser visível, porém, a medida que ele for aumentando de level, o seu stats vai aumentando de acordo com os pontos de EV. Ele vai se distribuindo automaticamente.

A quantidade máxima dos Effort Values é 510, mas você só poderá distribuir 252 em algum stats. Ou seja, você pode colocar até dois stats no máximo e +6 pontos de EV em algum outro stats que você quiser (exemplo: 252 Attack, 252 speed, 4 HP).

Não é obrigatório distribuir os pontos de EV em apenas três, você também pode fazer uma “build” equilibrada, e dividir os seus Efforts Values em vários status. Por exemplo, você pode distribuir os pontos da seguinte maneira: 192 HP, 112 Defense, 160 Sp.Attack, 46 Sp. Defense. Tudo vai depender do que você quiser fazer no seu Pokémon!

Existem uma maneira de acelerar o processo de treinamento?


Sim, existe. As vitaminas dão 10 de EV em cada stats, mas só podem ser usados 10 vezes no máximo.

Isso facilita bastante a vida, e ainda pode ser usado quando você só precisa treinar pouco o EV de um determado stats.

Enquanto que as Wings podem ser usadas inúmeras vezes, e até mesmo parar preencher os 252 pontos em um só stats. As Wings chegam a ser, de certa forma, melhor que as vitaminas, pois você como cada uma dá 1 Ponto de EV, você tem mais "liberdade" na hora de usa-las em seus Pokémon.

Também existem os Powers Itens, que dão +4 Pontos de EV para o seu Pokémon, e se combinados com o PokéRus, seu Pokémon pode ganhar até 14 pontos de EV ao derrotar um único Pokémon.

  • Power Weight: dá 4 Pontos de EV em HP, mas diminui a Speed durante a batalha;
  • Power Bracer: dá 4 Pontos de EV em Attack, mas diminui a Speed durante a batalha;
  • Power Belt: dá 4 Pontos de EV em Defense, mas diminui a Speed durante a batalha;
  • Power Lens: dá 4 Pontos de EV em SP Attack, mas diminui a Speed durante a batalha;
  • Power Band: dá 4 Pontos de EV em SP Defense, mas diminui a Speed durante a batalha;
  • Power Anklet: dá 4 Pontos de EV em Speed, mas diminui a Speed durante a batalha.

Para calcular o valor do cálculo com o Power item é preciso usar a seguinte fórmula: (Z + 4=) x 2 = Y
Onde:
Z = o(s) número(s) de EVs que o Pokémon selvagem ou de Treinador (NPC) dá;
4 = bônus do Power Item;
2 = valor que deve ser multiplicado após a resolução que está entre parenteses. Este valor representa o Pokérus. Se o seu Pokémon não estiver infectado com Pokérus, este valor passa a ser 1;
Y = resultado final;

Exemplo:
(2 + 4) x 2 = 6x2 = 12 pontos

Tem como apagar o EV?

Simples, ou você pode usar a Reset Bag (que pode ser pega no Super Training, ao ficar fazendo seu Pokémon bater no saco de pancadas sem nenhuma bag. Vale lembrar que a Reset Bag apaga TODOS os pontos de EV que seu Pokémon adquiriu até o momento) ou por meio de Berries. Confira os Berries que podem diminuir os pontos de EV na tabela a seguir:


Onde treinar EVs?

Com o novo sistema implatado em Pokémon XY, o Encounters Hordes, é possível achar 5 Pokémon de uma vez só, ou seja, é possível conseguir até 50 pontos de EV em uma única batalha (se o Pokémon der apenas um ponto)! Basta usar Sweet Scent em um matinho e logo aparecerá uma horda.
Os melhores locais para para treinar os EVs com hordas são:

Pokémon X/Y:

  • HP: Rota 20, derrotando horda de Foongus;
  • Attack: Rota 19 , deerrotando horda de Weepinbell e Arbok;
  • Defense: Victory Road, derrotando horda de Geodudes;
  • SP. Attack: Frost Cavern, derrotando horda de Vanillites e/ou Smoochums;
  • SP. Defense: Reflection Cave, derrotando horda de Mime Jr.s;
  • Speed: Rota 15, derrotando horda de Murkrows.


Pokémon OR/AS:

  • HP: Rusturf Tunnel, derrotando horda de Whismurs; 
  • Attack: Mt. Pyre, derrotando horda de Shuppets; 
  • Defense: Rota 111 ou Mirage Tower, derrotando horda de Sandshrews; 
  • SP Attack: Rota 118 ou Rota 123, derrotando horda de Oddishs; 
  • SP Defense: Rota 114, derrotando horda de Swablus; 
  • Speed: Meteor Falls, derrotando horda de Zubats. 

Outra alternativa é usando o Super Training, um minigame do Pokémon X/Y/OR/AS que te permite treinar os Effort Values de seu Pokémon em um período um pouco rápido. Em aproximadamente 40 minutos você consegue treinar um stats de 0 a 252.

Pokémon Sun/Moon

S.O.S Battle

A S.O.S. Battle, assim como o mecanismo de Hordas, funciona durante as batalhas. A diferença entre os dois é que, nas Hordas, ao achar um Pokémon, ele poderá vir em grupo (5 ao mesmo tempo), enquanto que nas S.O.S. Battle, como o nome já diz, o Pokémon que você achou pode pedir ajuda a outros selvagens, podendo ter até dois Pokémon em campo.

Usando o item Adrenaline Orb, faz com que o Pokémon Selvagem tenha mais chances de pedir ajuda a outro Pokémon. Desta forma, você vai derrotando os Pokémon que vão aparecendo, um após o outro (lembrando de usar False Swipes primeiro para que ele não morra no primeiro ataque e consiga pedir ajuda).

  • HP: Grimer, em Maile City Outer Gap;
  • Attack: Pikipek, Yungoos e Spinarak, na Rota 1;
  • Defense: Roggenrola, na Ten Carat Hill;
  • SP Attack: Magnemite, na Rota 1;
  • SP Defense: Tentacool, em Hano Beach;
  • Speed: Zubat e Digglet, na Seward Cave.


Poké Pelago - Isle Evelup



A Isle Evelup do Poké Pelago é uma ilha de treinamento. Cada um dos níveis da ilha aumenta a quantidade de EVs treinados. A ilha na Fase 1 dá 1 de EVs por sessão treinada; a Fase 2 dá 2 EVs por sessão treinada; e, por último, a

Fase 3 faz com que você ganhe 4 EVs por sessão de treinamento (podendo treinar até 252 EVs com 63 sessões, não sendo necessário todas as 99 sessões).

Para acelerar o processo, basta depositar alguns PokéBeans na caixa da ilha. Ao colocar os feijões, eles fazen com que o tempo de treinamento diminua pela metade enquanto tiver PokéBeans ativos.
Compartilhar no Google Plus
    Comentários

0 comments:

Postar um comentário