Terrain Moves: O que são e quais Benefícios estes Ataques trazem para a sua Estratégia



Introduzidos em Pokémon X e Y, os Terrain Moves são ataques que causam alterações semelhantes aos que alteram o clima, trazendo assim benefícios (e malefícios, a depender do ponto de vista) para todos os Pokémon que estão no chão (ou seja, Pokémon do tipo Flying, com a habilidade Levitate, ou que de alguma forma não estejam no chão não são afetados). Eles podem estar em campo ao mesmo tempo que as Condições Climáticas, assim melhorando de forma ofensiva (ou defensiva) a estratégia do seu time.

Até a VI Geração, existiam 3 ataques que invocavam os terrenos: Electric Terrain, Grassy Terrain e Misty Terrain, mas a partir da VII Geração um novo Terrain foi adicionado (o Psychic Terrain), bem como habilidades exclusivas dos Tapus que o invocam um terreno assim que eles entram em campo na batalha, são elas: Electric Surge, Grassy Surge, Misty Surge, e Psychic Surge. Cada terreno dura 5 turnos (caso não seja substituido por outro), mas é possível aumentar o seu tempo para 8 turnos usando o item Terrain Extender. Confira abaixo informações sobre cada terreno:

Electric Terrain

Como o próprio nome já diz, este é o terreno de Pokémon Elétricos. Tapu Koko é o único Pokémon que possui a habilidade que pode invocar este campo, o Electric Surge.
  • Faz com que os ataques Elétricos causem 50% mais fortes;
  • Todos os Pokémon que tocam o chão não podem dormir;
  • Dobra a velocidade dos  Pokémon com Surge Surfer;
  •  Secret Power se torna Thunder Shock e tem chance de paralisar o oponente;
  • Nature Power se torna Thunderbolt;
  • Os Pokémon que usam o ataque Camouflage se tornam do tipo Elétrico;
  • Os Natural Objects desaparecem e não podem ser destruídos quando o Electric Terrain está ativo (apenas em Pokémon X e Y);
  • O item Electric Seed é consumido e aumenta a Defense em um nível;
  • Se o Pokémon usar o Electrium-Z com o ataque Electric Terrain, o mesmo aumentará sua Speed em um nível.


Grassy Terrain

É o terreno feito para os Pokémon do tipo Grama, e o único Pokémon capaz de trazê-lo ao campo é o Tapu Bulu, com a sua habilidade Grassy Surge;
  • Recupera 1/16 do HP de todos os Pokémon que estiverem no chão;
  • Aumenta os ataques do tipo Grama em 50%;
  • O dano de Earthquake, Bulldoze e Magnetude caem pela metade (exceto quando o oponente esteja usando Dig ou Dive);
  • Nature Power se tornará Energy Ball;
  • Secret Power se tornará Vine Whip e pode fazer o oponente dormir;
  • Camouflage fará com que o usuário se torne do tipo Grama;
  • Os Natural Objects desaparecem e não podem ser destruídos quando o Grassy Terrain está ativo (apenas em Pokémon X e Y);
  • A habilidade Grass Pelt é ativada;
  • O item Grassy Seed é ativado e aumenta a Defense em um nível;
  • Se o Pokémon usar o Grassium-Z com o ataque Grassy Terrain, o mesmo aumentará sua Defense em um nível.

Misty Terrain

Misty Terrain é o terredo das Fadas e o único Pokémon que possui uma habilidade (Misty Surge) que pode faze-lo surgir em campo é a Tapu Fini.
  • Ele faz com que nenhum Pokémon adquira Condições de Status (envenenado, paralisado, etc. Apenas em Pokémon Sun e Pokémon Moon que este terreno previne confusão);
    • Se algum Pokémon usar Rest, o ataque falhará;
  • O dano de todos os ataques do tipo Dragão caem pela metade;
  • Nature Power se torna Moonblast;
  • Secret Power se torna Fairy Wind e tem chance de abaixar o Special Attack do oponente em um nível;
  • Camouflage faz com que o usuário se torne tipo Fada
  • O item Misty Seed faz com que aumente a Special Defense em um nível
  • Se o Pokémon usar o Fairium-Z com o ataque Misty Terrain, o mesmo aumentará sua Special Defense em um nível.

Psychic Terrain

É o terreno para os Pokémon do tipo Psíquico e a Tapu Lele que é capaz de coloca-lo em campo ao entrar na batalha:
  • Faz com que ataques de prioridade não possam ser usados enquanto ele estiver ativo (incluindo ataques e habilidades que aumentam a prioridade dos ataques, ou seja, nada de Gale Wings, Triage e Prankster);
  • Ataques de suporte que atingem todos em campo (exceto Perish Song, Flower Shield e Rototiller)) ou atingem todos os inimigos (como Spikes, Stealth Rock e Toxic Spikes) não são bloqueados, mesmo que ganhem prioridade;
  • Aumenta o dano dos ataques do tipo Psíquico em 50%;
  • Nature Power se tornará Psychic;
  • Secret Power se tornará  Confusion e pode fazer com que a Speed do adversário caia em um nível;
  • Camouflage faz com que o usuário se torne do tipo Psíquico;
  • O item Psychic Seed é ativado e aumenta a Special Defense em um nível;
  • O Z-Move Genesis Supernova, além de causar dano, faz com que este terreno seja ativado
  • Se o Pokémon usar o Psychium-Z com o ataque Psychic Terrain, o mesmo aumentará seu Special Attack em um nível.

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