Em entrevista, Masuda e Ohmori comentam novidades de Pokémon Sun & Moon


Em entrevista para a Shigeru Ohmori, diretor dos novos jogos, e Junichi Masuda, o produto de Sun & Moon, revelaram diversas novidades e comentários sobre os jogos, como mudanças e melhorias no gameplay, ligação deles com Pokémon GO e mais. Confira:
  • Como mencionado na E3, o Diretor de Pokémon Sun & Moon não é mais Masuda, mas sim o Ohmori. O mesmo aconteceu com Omega Ruby e Alpha Sapphire, que foram os primeiros jogos dirigidos por Ohmori.
  • Masuda relembrou que Satoshi Tajiri foi o diretor de Pokémon Red & Green, e então passou a posição para ele. Pontos importantes de fazer um novo jogo são como inserir novidades e gameplay, e algumas coisas mais técnicas e desafiadoras que devem ser realizadas. Masuda gostaria de passar esse espírito de desafio para a nova geração, e foi por isso que depois de Omega Ruby & Alpha Sapphire a sexta geração foi finalizada. Masuda pediu para Ohmori para dar vida ao novo jogo
  • Quando Ohmori se tornou Diretor pela primeira vez, em OR/AS, ele se sentiu agitado, mas, ao mesmo tempo, também se sentiu interessado pelo projeto por poder fazer um jogo como ele desejava. Quando então falaram que ele havia se tornado o diretor de Sun & Moon, ele perguntou se conseguiria mesmo fazer isso por se tratar de um jogo novo, existem muitas coisas que devem ser consideradas, incluindo a configuração do mundo e os novos Pokémon. Ele trabalhou duro e acredita que Sun & Moon será muito interessante.
  • O aspecto que Masuda queria apresentar no gameplay da E3 era como o jogador agora pode se mover livremente sem restrições direcionais. Devido a esse fato, eles tinham que fazer um revamp na linha de observação dos treinadores rivais, a tela terá uma borda preta, e então haverá uma exclamação na cabeça do treinador quando te ver.
  • Ohmori percebeu a nova interface, cenas de batalhas e interface do usuário foram, em sua maioria, bem recebida entre as pessoas, o que o deixou aliviado.
  • Os jogadores veteranos notaram que a qualidade da gameplay foi revolucionada graças ao movimento livre do treinador.
  • Masdua também pontuou outro aspecto, em que as áreas do mar e do céu agora podem ser vistas da terra. Eles adicionaram mais senso de realidade pelas coisas como mostrando a progressão do dia para a noite, ou ouvindo o som das ondas do mar quando estiver próximo do mar.
  • Também haverão diversas melhores no ritmo do jogo.
  • Apesar de difícil de notar nas gameplays, eles adicionaram um motor gráfico completamente diferente para esses jogos, totalmente diferente do que foi usado em Pokémon X e Y, que permitia representar coisas com mais liberdade e mostrar os treinadores durante as batalhas.
  • Apesar de ainda permarecer com o 3DS, ao trocar massivamente o jogo internamente, Ohmori acredita que eles puderam evoluir os jogos mais do que foi visto até o momento. QUando eles fizeram X/Y e Omega Ruby/Alpha Sapphire, eles utilizaram o máximo de tecnologia disponível na época, e o mesmo se aplica com Sun e Moon.

O novo local da aventura se torna uma terra energética


  • Quando foi perguntado sobre a nova região ter sido baseada no Havaí, Masuda falou que muitos Pokémon World Championships foram feitos lá, e eles achavam que as ilhas eram muito energéticas. Ele possui mares, vulcões, cachoeiras e também lá chove mais comparado ao resto dos Estados Unidos.
  • Ao discutir com a equipe de desenvolvimento sobre a escolha da região, existiam uma sugestão sobre apreciar de uma maneira adequada a energia da vida dos humanos e Pokémon, então o Havaí foi sugerido como uma inspiração para uma região que poderia reconsiderar as criaturas que aparecem em Pokémon, e a sugestão foi aceita.
  • Os Pokémon Lendários (Solgaleo e Lunala) foram desenhados baseados no Sol e na Lua, com a ideia de que eles governam a natureza. Foram inseridos de uma maneira que poderia ser entendida facilmente.
  • Depois da troca de sprites em 2D (pixels) para 3D dos jogos de Pokémon, os designers já tinham um entendimento bastante profundo em dar expressões aos Pokémon, por isso é que os Pokémon nestes jogos (Sun & Mooon) estao sendo projetados já com os seus movimentos corporais sendo considerados.
  • Eles querem que os jogadores entendam um Pokémon apenas observando os seus movimentos nas prévias dos jogos. Por exemplo, o Rowletpode ter um simples design em suas artworks, nas ele pode fazer coisas como girar o pescoço, ou inclinar o corpo quando ele é derrotado. Mesmo que não haja muitas linhas de design, eles pessam como podem chamar a atenção dos jogadores fazendo com que os Pokémon realmente se pareçam com criaturas vivas com seus próprios movimentos.

O redesenho dos Pokémon como criaturas vivas 

  • Como é o terceiro jogo de Pokémon para Nintendo 3DS, que consideram Sun & Moon amadureceu em termos de apresentação. Ao adicionar a sensação de que um Pokémon é uma criatura viva, eles pensam que podem melhorar significamente a forma como os seres humanos e Pokémon são desenhados.
  • Sobre o Battle Royal, que foi apresentado na E3, Ohmori disse que ele veio com a ideia de ter batalhas mais próximas entre os amigos, então eles adicionaram essa nova mecânica onde muitos jogadores podem se envolver e se divertir com facilidade.
  • Por exemplo, existe um treinador muito forte que não pode ser derrotado em batalhas normais. Mas com as regras do Battle Royal, mesmo o treinador mais forte nem sempre vence as partidas. Mesmo com Pokémon fracos, um treinador pode ganhar se tiver uma boa estratégia. Coisas como decidir qual Pokémon atacar, ou tentar descobrir as estratégias dos oponentes apenas ao olhá-lo durante a partida será divertido.
  • As regras da Battle Royal fazem com que seja difícil ir conspirar contra um treinador específico. As batalhas terminam quando todos os três Pokémon do treinador perde. Então um treinador que quer verncer tem que preparar algumas estratégias. Se alguém se torna o dominante no início, ele terminará sendo o alvo de alguém, então é preciso ser sábio para parecer que você é apenas o segundo mais forte. A equipe de desenvolvimento pensou que isso pode produzir jogatinas mais estratégicas.
  • A forma como o Battle Royal funciona é muito diferente das batalhas Single e Double, então existem muitos Pokémon que podem ser usados com mais frequencia no Battle Royal que nos outros tipos de batalha, e também existirão os jogadores que podem ser melhroes neste novo mecanismo de batalhas.
  • Outro fator interessante em Pokémon Sun & Moon é como a Pokédex se tornou a "Rotom-Dex". Ela veio com a intenção de tornar a Pokédex mais interessante ao faze-la falar e responder perguntas. A partir disso, alguém disse "Porque não seria interessante se o Rotom pudesse entrar na Pokédex e explicar várias coisas!?", e então a equipe decidiu acolher essa ideia.
  • Ohmori não estava totalmente de acordo com essa ideia ser adicionada ao jogo, mas Masuda realmente queria que ela fosse adicionada. Ele achou que a ideia de ter uma Pokédex que ajudasse o treinador durante a jornada seria interessante.

A ligação com os outros produtos da franquia Pokémon

  • Outra novidade adicionada nos jogos é o uso dos QR Codes. Eles já haviam sido usados antes em Omega Ruby e Alpha Sapphire nas Bases Secretas, mas querem fazer com que os jogadores tenham mais ligações com o mundo real. Quando eles pensaram como eles não poderiam jogar Pokémon fora de casa, eles descobriram uma forma de usar os QR Codes, que podem ser usados em qualquer lugar do mundo, para criar uma nova forma de jogar.
  • Ao escanear todos os tipos de QR Codes, podemos conferir informações dos Pokémon, e alguns tipos de QR Code podem registrar as localizações dos Pokémon. Entretanto, a sensação de capturar um Pokémon continuará no jogo, fazendo com que isso não seja substituído.
  • A integração com os QR Codes está pronta no Arcade do Pokémon Ga-Ole (disponível apenas no Japão), que começou a funcionar no dia 7 de Julho, mas será a primeira vez que um jogo de Pokémon para portáteis terá uma ligação direta com os jogos de Arcade.
  • Masuda disse que é o timing perfeito. Pokémon Ga-Ole tem uma grande e poderosa tela, que definitivamente pode estimular o interesse nas crianças. Se eles puderem jogar o jogo de arcade, e então existir uma ligação para aproveitarem em Sun & Moon, eles pensaram que isso seria muito interessante. Eles podem fazer com que a ligação com o disco de Magearna Especial do Ga-Ole dada no filme funcionasse no 3DS.
  • Eles estão considerando a ligação com o Pokémon GO. Entretanto, Masuda disse que Pokémon GO é um jogo que trata de capturar Pokémon ao andar pelo mundo. E mesmo que tenha os mesmos Pokémon que os jogos que já existiam, eles possuem métodos diferentes de aparição e taxa de captura diferente em Sun & Moon. Se eles fizerem a ligação entre esses jogos, eles precisam fazer de uma forma que não quebre o equilíbrio entre os jogos, que podem fazer com que os jogos sejam tediosos. Eles ainda precisam achar uma ideia interessante que possa fazer os jogos mais interessante.
  • Quando foi pergutado em que pontos eles estão promovendo em Sun & Moon, Ohmori começou dizendo que eles estão dando uma atenção maior para as batalhas, especialmente da Interface de Usuário e nas informações mostradas, que serão mais fáceis de usar.
  • Enquanto isso, desde que Masuda não está trabalhando como diretor, ele gostaria que pessoas que entendessem a história e a apresentação das cenas como quando capturam e treinam os Pokémon.
  • Ao aumentar as proporções dos personagens, eles tiveram muito mais liberdade para trabalhar nas expressões e movimentos dos personagens, que devem fazer com que a história de Sun e Moon se tornem mais imersivas.
  • Masuda também aproveitou para falar das novas formas do Zygarde. A forma de 10% e a Forma Perfeita foram anunciadas de surpresa nos torneios de qualificação de Taiwan para o World Championships. Masuda disse que ele queria mostrar algo lá por ser a primeira vez deles num grande torneio em Taiwan, eles ficaram muito agradecidos.7
  • A forma de 50% do Zygarde é o resultado de um design muito bem pensado, mas Masuda acha a forma de 10% e a Perfect Forme também tem uma aparência interessante. Olhando o lado do desenvolvimento, quando eles viram os resultados finais que a equipe de design apresentou, ficaram muito surpresos com o resultado.
  • A Perfect Forme do Zygarde tem movimentos muito rápidos, e que todos não podem esperar para ve-lo em ação nas batalhas.

Mensagem Final


  • Ohmori: Ohmori notou que ainda existem muitas coisas que ainda não anunciaram, e ele espera que os fãs estejam ansiosos por elas. Assim como ele disse: "Eu tenho feito desafios decentes", e existem várias novidades que ainda são um mistério. Enquando nada é revelado, Ohmori espera que os fãs aguardem asiosamente os novos jogos em 18 de Novembro.
  • Masuda: Para aqueles que sempre jogaram os jogos de Pokémon, Masuda acredita que esses novos jogos serão interessantes e que podem reconhecer os Pokémon como seres vivos mais uma vez. Existem muitos desafios como as funções da Pokédex e os ataques dos Pokémon. E para aqueles que nunca jogaram os jogos, e para aqueles que jogavam antigamente mas não jogaram os jogos mais recentes, ele está confiante de que os conteúdos de Sun & Mooon podem fazer com que eles voltem a gostar da franquia. Masuda estará feliz se os fãs confiram mais uma vez como são os jogos de Pokémon com esses dois novos jogos. As pré-compras começaram no dia 16 de Julho, e o filme também estreou nesse dia, então ele gostaria que todo mundo aproveitassem Pokémon em diversos lugares do mundo.

Fonte: Centro Pokémon, Nintendo Everything
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Sobre Guilherme Costa
Fundador do Pokémon Center, estudante de Publicidade e Propaganda e designer gráfico wannabe. É Pokémon Professor e possui um Monofairy (para singles) apelidado de Travesteam, e o seu objetivo deste ano é fazer uma versão para Doubles.

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